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NEUROPSICOLOGIA E APRENDIZAGEM

As relações entre as funções do sistema nervoso e o comportamento humano são objeto de estudo da Neuropsicologia, a qual tem o intuito de relacionar a psicologia cognitiva com as neurociências, desvendar a fisiopatologia do transtorno e encarar racionalmente a estratégia de tratamento. A aprendizagem é definida como uma mudança de comportamento resultante de prática ou experiência anterior. Também pode ser vista como a mudança de comportamento viabilizada pela plasticidade dos processos neurais cognitivos.

Devido ao fato da aprendizagem ser constituída por processos neurais, é de grande valia fazer uso da Neuropsicologia como ferramenta de estudo para compreender esses processos. Alterações nos processos neurais que regem a aprendizagem levam aos chamados transtornos de aprendizagem. Estes, por sua vez, acarretam um prejuízo considerável no futuro social da criança, já que perturbam a conduta pedagógica esperada de acordo com sua inteligência normal. Tais transtornos podem se manifestar em dificuldades motoras ou psicomotoras, de atenção, memorização, compreensão, desinteresse, escassa participação e problemas de comportamento. Após compreender o funcionamento intelectual da criança, o processo de aprendizagem, assim como seus transtornos, a Neuropsicologia utiliza de intervenções eficazes para a estimulação das funções executivas e habilidades cognitivas, facilitando o processo de aprendizagem.

A relevância da abordagem neuropsicológica da aprendizagem está no reconhecimento dos quadros clínicos caracterizados sobre as bases anátomo-funcionais do cérebro. Devemos levar em consideração a importância do acompanhamento multiprofissional, onde somente dessa forma é que as dificuldades de aprendizagens serão melhor compreendidas e, principalmente, tratadas.

 

Adriana Silva Vieira Rodrigues

Psicóloga/Neuropsicóloga

CRP: 21/01546